Abaixo listamos as disciplinas regulares do programa. Clique no nome da disciplina para visualizar a ementa e o corpo docente.
Ementa Oferecer ao aluno fundamentos básicos de física nuclear e uma visão geral das aplicações de técnicas nucleares na área da saúde e em diversas áreas do conhecimento. Introduzir as bases físicas e químicas das radiações ionizantes e estudar as principais técnicas hospitalares possibilitando um nivelamento entre os alunos. O conhecimento das técnicas no hospital constitui a base principal para quem trabalha e manipula materiais com pacientes. Por meio de disciplinas como esta é possível transmitir aos alunos os riscos e benefícios do uso pacífico da energia nuclear.
Conteúdo Programático
- O núcleo.
- Massa atômica e massa nuclear, diferença de massa, energia de ligação.
- Decaimento radioativo, radioatividade natural, equilíbrio radioativo.
- Tipos de decaimento.
- Reações nucleares, radioatividade artificial e atividade induzida.
- Interação da radiação com a matéria.
- Aplicações de radioisótopos na área da saúde, na engenharia e na indústria.
- Aplicações da radiação em Saúde.
- Medicina Nuclear.
- Radioterapia.
- Radiologia.
- RMI.
- Biofotônica.
- Avaliação de Tecnologias em Saúde.
Corpo Docente
Ementa O objetivo desta disciplina é oferecer ao aluno conceitos básicos de Radioproteção, documentação e normatização para o transporte de material radioativo e fornecer ao aluno conhecimentos sobre segurança física para o trabalho, armazenamento e transporte de materiais radioativos. Esta disciplina também apresentará a cultura de segurança nuclear. JUSTIFICATIVA: Todos os indivíduos ocupacionalmente expostos aos riscos provenientes das práticas envolvendo as radiações ionizantes, como a produção de radiofármacos e radioisótopos, necessitam de conhecimentos sólidos sobre a Radioproteção e sobre o transporte seguro de materiais radioativos. Uma das formas de minimizar os riscos e maximizar os resultados positivos no uso das radiações ionizantes é a difusão dos conceitos da Cultura de Segurança Nuclear. Esses conceitos envolvem os aspectos de segurança física das instalações e das boas práticas na manipulação e armazenamento desses materiais. O conceito de Logística Radiológica completa o conjunto de conhecimentos técnicos necessários para transporte seguro e eficiente dos materiais radioativos de interesse para a área da Saúde.
Conteúdo Programático:
- Radioproteção: finalidade, campo de atuação e atividades desempenhadas.
- Principais grandezas físicas e unidades usadas em radioproteção.
- Efeitos biológicos das radiações sob o ponto de vista da Proteção Radiológica: órgãos e tecidos de risco, fatores de probabilidade de risco, noção de detrimento, dose comprometida, compromisso de dose e dose equivalente coletiva.
- Princípios básicos do sistema de limitação de doses: justificação, otimização, limites anuais e derivados para trabalhadores e indivíduos do público.
- Sistemas Dosimétricos e modelos para o cálculo de doses.
- Princípios gerais de proteção radiológica operacional e gestão de rejeitos radioativos.
- Princípios de monitoração do trabalhador e do público.
- Transporte Radiativo.
- Normas IATA.
- Normas ONU – Ficha de Informação e Segurança para produtos Perigosos.
- Documentação de Transporte.
- A cultura de Segurança Nuclear.
- Planejamento da Segurança adequada a cada tipo de instalação.
- Manipulação e uso de materiais radioativos.
- Procedimentos básicos de resposta ante um acidente.
- Transporte de material radioativo.
- Riscos e Ameaças.
Corpo Docente:
Ementa: Introduzir as bases físicas e químicas das radiações ionizantes e estudar a interação dessas radiações com o material biológico. Mostrar as aplicações da radiação ionizante, principalmente seus efeitos biológicos.
Conteúdo Programático:
1 - Efeitos moleculares da radiação: Interações das radiações com a matéria. 2 - Propriedades das radiações ionizantes. 3 - Propriedades das radiações não ionizantes. 4 - Propriedades báscias da luz laser de interesse para aplicações. 5 - Interações das radiações com a matéria: Unidades, Histórico do dano da radiação. 6 - Time Scale. 7 - Radiólise da água. 8 - Efeitos celulares e tissulares da radiação. 9 - Indicadores Biológicos. 10 - Dosimetria Biológica (aberrações cromossômicas e micronúcleo). 11 - Curva de sobrevida. 12 - Carcinogênese. 13 - Hormese. 14 - Radiomodificadores. 15 - Modalidade de Morte. 16 - Considerações Gerais. Síndromes da Radiação, Efeitos da Radiação: Pele e Gônadas. 17 - Modalidade de Morte: Descrição e análise dos principais acidentes radioativos. 18 - Biofotônica. 19 - Mecanismo de interação laser-tecido para diagnóstico e terapia. 20 - Efeitos: não térmicos, fotoquímicos, térmicos, fotoablativos e fotomecânicos. 21 - Dependência temporal e de intensidade nos efeitos biológicos (Lei de Beer). 22 - Lasers de baixa intensidade (LILT). 23 - Terapia Fotodinâmica de tumores (PDT). 24 - Lasers de alta intensidade.
Professores:
Ementa: Oferece uma introdução abrangente aos princípios e práticas fundamentais da radioterapia. Os alunos aprenderão sobre os aspectos físicos, biológicos e clínicos da radioterapia, bem como as técnicas e tecnologias utilizadas no tratamento do câncer.
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM Ao final do curso, os alunos serão capazes de: 1. Compreender os princípios físicos e biológicos da radioterapia 2. Identificar e descrever as principais modalidades de radioterapia 3. Entender o processo de planejamento do tratamento radioterápico 4. Conhecer os equipamentos e tecnologias utilizados em radioterapia 5. Reconhecer os efeitos colaterais da radioterapia e estratégias de manejo 6. Compreender os aspectos de segurança e proteção radiológica em radioterapia
Conteúdo Programático
- Introdução à Radioterapia • História da radioterapia • História do IPEN com a braquiterapia • Princípios básicos de radiação ionizante • Papel da radioterapia no tratamento do cancer • O estado atual
- Física da Radioterapia • Dosimetria e unidades de medida • Produção de raios X e feixes de elétrons • Efeitos biológicos da radiação
- Modalidades de Radioterapia • Radioterapia externa (teleterapia) • Braquiterapia • Radiocirurgia e radioterapia estereotáxica • Aquisição de imagens e simulação: PET-CT, MRI, CT • Definição de volumes-alvo e órgãos de risco • Planejamento
- Tecnologias e Equipamentos • Aceleradores lineares • Sistemas de imagem guiada (IGRT) • Radioterapia de intensidade modulada (IMRT) e terapia com arco volumétrico modulado (VMAT) • MRIdian
- Aspectos Clínicos e de Segurança • Efeitos colaterais e manejo • Proteção radiológica em radioterapia • Normas: Anvisa e CNEN • Inteligência Artificial em Sistemas de Planejamento
Professores:
Ementa: O objetivo desta disciplina é oferecer ao aluno conceitos básicos de Dosimetria. Será apresentado os protocolos utilizados em Braquiterapia (TG-43 e TG-186). Neste curso também será apresentado uma introdução a utilização do código Monte Carlo.
Conteúdo Programático:
- TG 43.
- TG 186.
- TLD.
- Filmes radiográficos.
- Teoria da cavidade.
- Modelagem anatômica para cálculo de dose - phantoms matemáticos e de voxels (Uso de imagens de CT).
- Modelagem de um acelerador linear e fontes de braquiterapia.
- Cálculo de dose pelo Método de Monte Carlo.
Professores:
Ementa: Apresentar conceitos e temas relacionados à Radiofarmácia, contribuindo para capacitação de profissionais para atuação nesta área.
Conteúdo Programático:
- Radiofarmácia e radiofármacos – conceitos gerais;
- Aplicação clínica de radiofármacos em Medicina Nuclear;
- Produção de radioisótopos em reator nuclear;
- Produção de radioisótopos em cíclotron;
- Sistemas Geradores de radionuclídeos;
- Controle de qualidade (físico-químico, químico, radioquímico, radionuclídico, microbológico, biológico) de radiofármacos e Validação de método analítico;
- Boas Práticas de Fabricação e Registro de Radiofármacos;
- Radiofarmácia hospitalar;
- Planejamento para desenvolvimento de radiofármacos;
- Métodos de radiomarcação utilizados na produção de radiofármacos (Radiofármacos de tecnécio-99m; radiofármacos de flúor-18; radiofármacos de galio-68; radiofármacos de iodo-123/iodo131; radiofármacos aplicados em terapia).
Professores:
Ementa: Explorar práticas relacionadas à produção de radionuclídeos em cíclotron, marcação de moléculas com elementos radioativos, controle de qualidade de radiofármacos e experimentação para investigação ? estudos pré-clínicos com radiofármacos. As atividades relacionadas à produção de radionuclídeos, produção e controle de qualidade de radiofármacos, bem como as técnicas empregadas em procedimentos investigativos, como os utilizados no desenvolvimento de novos radiofármacos, apresentam especificidade, complexidade e aspectos de segurança que justificam a realização de treinamento prático, em ambiente apropriado para manipulação de fontes radioativas abertas, e sob a supervisão de profissionais capacitados.
Conteúdo Programático:
- Eluição de geradores e controle de qualidade dos eluídos;
- Marcação de moléculas com tecnécio-99m e controle de qualidade;
- Produção de flúor-18 em cíclotron;
- Marcação de moléculas com flúor-18 em módulo automatizado;
- Controle de qualidade de moléculas marcadas com flúor-18;
- Marcação de moléculas com galio-68 e controle de qualidade;
- Marcação experimental com flúor-18;
- Estudos pré-clínicos com radiofármacos.
Professores:
- Profa. Dra. Margareth Mie Nakamura Matsuda
- Profa. Dra. Elaine Bortoleti de Araújo
- Prof. Dr. Luís Alberto Pereira Dias
Ementa: A análise baseada em evidências é fundamental à tomada de decisão em saúde, levando em consideração aspectos como eficácia, acurácia, efetividade e segurança da tecnologia, além da avaliação econômica comparativa dos benefícios e dos custos em relação às tecnologias já existentes. Esta disciplina pretende introduzir conceitos metodológicos para a avaliação de tecnologias em saúde: desenho de estudos de investigação em saúde, métodos de pesquisa epidemiológica, avaliações econômicas e elaboração de projetos científicos.
Conteúdo Programático:
- Estudos em saúde
- Aspectos Éticos
- Métodos Epidemiológicos
- Perguntas de Pesquisa (PICOT)
- Estudos Qualitativos
- Ensaios Quantitativos (Controlados Randomizados, não Randomizados, Descritivos)
- Estudos com Métodos Mistos
- Revisão Sistemática e Metanálise
- Equipamentos médico-assistenciais
- Parecer Técnico Científico
- Análise econômica.
Professores:
Ementa: O curso é uma introdução ao processamento de imagens médicas. Os objetivos são: oferecer aos alunos uma visão generalista dos processos de formação da imagem nos diversos sistemas e equipamentos de diagnóstico e tratamento utilizados na área da Saúde e os conceitos fundamentais sobre o pós-processamento das imagens, como os principais algoritmos funcionam e quais as situações onde podem ser aplicados.
Conteúdo Programático:
- Princípios Físicos dos diversos sistemas de geração de imagens (raios-X, CT, PET e PET-CT, MRI, OCT e ultrassom) e evolução histórica das tecnologias;
- Introdução às Radiações Eletromagnéticas e aos processos de interação da radiação com a matéria;
- Padrões de armazenamento e recuperação de imagens médicas: Sistema PACS, ACR-NEMA e os padrões DICOM.;
- Fundamentos da imagem digital: conceito de imagem; noções sobre a formação das imagens;
- Imagens digitais: formatos e características; aspectos da aquisição da imagem: relação sinal/ruído, normalização, calibração e contraste; métodos de interpolação linear e espacial;
- Aspectos conceituais do pós-processamento matemático de imagens: morfologia matemática, filtragem, segmentação: detecção de bordas e contornos; conceito de ROI; Aulas práticas sobre a utilização de plataformas Open source para o pós-processamento de imagens médicas;
- Visão geral sobre a reconstrução de imagens 2D e 3D; métodos analíticos(FBP); métodos iterativos(ART) e métodos estocásticos;
- Tópicos especiais sobre o processamento de imagens médicas: MRI aplicada na Dosimetria Química para Radioterapia - raios-X;
- Utilização da técnica de OCT nos diagnósticos de doenças oftalmológicas.
Professores: